Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quando os ventos mudam

Uma das mais belas passagens da Bíblia é a história do Mestre indo de barco com os Seus discípulos para Cafarnaum. A viagem transcorria tranquila, sob sol claro, ventos calmos e águas tranquilas. De repente, a calmaria deu lugar a uma tempestade; o tempo escureceu. Os ventos sopravam em sentido contrário, e as águas, agora revoltas, geraram ondas violentas. Fez-se uma grande turbulência, e o barco começou a naufragar.

De vez em quando, experimentamos na vida algum tipo de situação em que, de repente, tudo se transtorna. O casamento, as amizades, a saúde, as finanças, os planos mais corriqueiros, tudo é sacudido pela força dos ventos contrários e pela fúria das águas turbulentas. A impressão que se tem é que a vida vai naufragar.

Geralmente quando isso ocorre, a primeira reação é de revolta. Quando uma tragédia bate à nossa porta, achamos que Deus está sendo injusto conosco. Nunca estamos preparados para as tempestades ameaçadoras. Imaginamos que somos imunes ao lado trágico da vida, o que é puro engano!

Pouco a pouco, percebemos que as esperanças foram espalhadas pelos ventos, nossas defesas, uma a uma, destruídas, e nossas forças estão enfraquecidas. O casamento se desmorona, as finanças entram em colapso, as pessoas nos abandonam, os filhos ficam distantes, e para as doenças não há mais remédio.

Contudo, uma terceira possibilidade real, em meio às águas turvas, é a convicção da vitória sobre a tempestade, pois todo vento forte é passageiro.

Não é muito fácil agir com serenidade quando tudo ao nosso redor é ameaçador, todavia quem não sabe manter a calma em meio às turbulências da vida não saberá jamais encontrar o caminho das águas tranquilas. Há sempre um porto seguro na rota dos oceanos.

No episódio bíblico, os discípulos de Jesus percebendo o iminente naufrágio, chamaram pelo Mestre, e logo veio o socorro em forma de calmaria. Quando Jesus ordenou, as águas e os ventos lhe obedeceram, tudo ficou calmo.

Não entre em pânico se, porventura, alguma tempestade estiver ameaçando sua vida. Não permita que a revolta domine seu coração, pois a vida também é feita das experiências amargas. Lembre-se: nesta vida, ninguém está isento das provações. Elas fazem parte da nossa condição humana.

Contudo, o mais importante é saber que Deus está no controle do barco da nossa vida e, por isso mesmo, este jamais naufragará, ainda que os ventos sejam impetuosos. Com Jesus no barco, tudo é vitória, pois até os ventos e as águas lhe obedecem. Ele é um porto seguro, em meio às águas turbulentas e aos furacões que vêm em nossa direção.

Pastor Estevam Fernandes (Primeira Igreja Batista de João Pessoa-PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!