Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Cinzas Na Neve


 



127

Livro: Cinzas Na Neve

Autor: Ruta Sepetys

240 páginas

5 estrelas





Sinopse


Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos.

Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria.

Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.

Cinzas na neve conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor. Para construir os personagens de seu romance, Ruta Sepetys foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes dos gulags durante o reinado de horror de Stalin.

 

Um livro de dor e sofrimento, fujo desses temas, mas nem sempre consigo resistir. Não é uma leitura para pessoas sensíveis. Eu por exemplo li o tempo todo com o “coração na mão”, e tive que pausar várias vezes.

Até onde pode ir a maldade do ser humano? Em meio a dor, sofrimento e injustiça, a maldade e bondade do homem é revelada.

Muito difícil de comentar e, por estranho que pareça, ao mesmo tempo que é um livro bonito, ele é horrível.

Apesar da minha agonia durante toda a leitura, eu amei ler. Apeguei-me a cada personagem e gostei da forma como ele foi desenvolvido.

E foi isso.

Bjoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!