Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Kindred: Laços de Sangue


 



147

Livro: Kindred: Laços de Sangue

Autor: Octavia E. Butler

432 páginas

3 estrelas





Sinopse


Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.

Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.



Amo histórias com viagem no tempo, mas essa aqui tem um ponto que faz toda a diferença, porque muda e acaba com todo o meu romantismo ingênuo. A protagonista é negra. E isso desvenda verdades e traz uma reflexão profunda sobre como o ser humano pode não ser tão humano assim.

Bem, mas vai só até aí, porque essas viagens no tempo ao passado não tem uma explicação plausível, um motivo ao menos. A volta da protagonista ao passado não faz diferença alguma. Inclusive, ela nem usa os conhecimentos dela do futuro. Um zero a esquerda a vida dela no passado.

No entanto, para mim serviu para refletir a diferença de ser branco e negro em 1815. É vergonhoso.

E foi isso.

Bjoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!