Páginas

sábado, 24 de junho de 2023

A Cabeça do Santo


 



087

Livro: A Cabeça do Santo

Autor: Socorro Acioli

176 páginas

4 estrelas





Sinopse


Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.

Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.

Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele ainda irá se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.



Não gostei da escrita da autora, mas mesmo assim ela me passou a perna e me cativou. Não consegui parar de ler. É um quebra-cabeça que você não sabe que é um quebra-cabeça, até a hora em que as peças se encaixam. Essa história é um realismo fantástico, onde a realidade se mistura com fantasia, e é feito com tanta naturalidade que a gente quase acredita, quase.

Samuel, para cumprir uma promessa feita a sua mãe em seu leito de morte, sai de Juazeiro e vai à Candeia procurar sua avó e pai, que o abandonou antes de nascer, e acender uma vela para alguns santos.

O que parecia ser uma tarefa fácil, ele encontrou muita dificuldade e passou por apuros. Até que ele conhece Francisco de uma forma não muito convencional e por meio de uma chantagem, ele passam a ser amigos.

Samuel se abriga na cabeça de santo que foi construída, mas não foi possível colocá-la sobre os ombros da estátua. E ali ele descobre o dom que tem de ouvir as orações feitas a santo Antônio. E essas orações e mais a amizade de Francisco é que levam vida outra vez a cidade que estava morta, o que gera outro problema, porque o prefeito é contra toda a renovação que ocorre.

Apesar de ser um livro pequeno, a história é rica e confesso que o final abrupto deixou-me triste. Queria mais.

E foi isso.

Bjoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!