Páginas

sábado, 30 de novembro de 2019

Uma Noite Escura



181/200
Livro: Uma Noite Escura
Autor: Elizabeth Gaskell
220 páginas
4 estrelas


Sinopse:

Ellinor Wilkins, a filha única de um rico advogado de Hamley, interior da Inglaterra, era ainda adolescente quando conheceu e se apaixonou pelo pupilo de Mr. Ness, Ralph Corbet, filho de uma família aristocrata. Alguns anos se passaram e Mr. Corbet, que tinha ido estudar em Londres, retorna e nota a diferença na menina magricela e tímida: ela tinha se tornado uma moça adorável. O noivado, embora contra a família do rapaz, foi inevitável. Miss Ellinor era tão feliz, que às vezes temia tanta felicidade! Contudo, numa noite escura, algo aconteceu e mudou a sua vida, e a de todos que a cercavam, para sempre. Personagens como: Mr. Wilkins, Mr. Dunster; o adorável cocheiro, Dixon; a governanta, Miss Monro e Dr. Livingstone fazem desse livro de Gaskell um romance adorável, daqueles que o leitor não consegue parar de ler!



Para quem está acostumado a ler romance contemporâneo estranha um pouco esse tipo de leitura, isso porque Uma Noite Escura foi escrita em 1863. E a forma da escrita da autora é bem interessante. Não acho que flui bem, mas prende a atenção. Não há muitos diálogos e nada é revelado diretamente, tem sempre uma “explicação”. É quase uma encheção de linguiça, mas não é. Hehehehe… não consigo explicar. Acho que o mais perto é: é diferente, mas é bom.
Não tem um romance de feliz para sempre. Se é isso que você procura, desista. No entanto, a história vale a pena. Com esse livro eu passei raiva, mas raiva dos acontecimentos, não dos personagens. Até mesmo as decisões que me fizeram sentir raiva, no fundo eu dei razão.
A autora desfia uma história para chegar em Ellinor, uma mocinha bonita, inteligente, amada por seu pai e apaixonada por Ralph. E, diga-se de passagem, Ralph também era apaixonado por ela. Inclusive ficaram noivos.
Tudo estava indo bem, a não estar mais. A reviravolta deu-se em “Uma Noite Escura”, de fato. E o que ocorreu nesta noite foi forte demais para Ellinor e seu pai, e teve consequências gravíssimas, inclusive, mais tarde, o rompimento de seu noivado. Verdade seja dita, depois dessa noite tudo foi por água abaixo, em um efeito dominó.
Não sei como contar mais sem dar spoiler, mas recomendo esse romance, não tão romântico assim, mas que prende a atenção.
E foi isso.
Bjoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!