Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

O Alienista


 



093

Livro: O Alienista

Autor: Machado de Assis

112 páginas

4 estrelas





Sinopse


A vila de Itaguaí jamais foi a mesma depois que Simão Bacamarte fez esta declaração a Sua Majestade. Embrenhado pelos fios tênues que separam a loucura da sanidade e amparado pelo poder político e social que a alcunha de “Dr.” lhe confere, Bacamarte se depara com as virtudes e fraquezas humanas da sociedade itaguaiense; um espelho, em menor ou maior grau de qualquer outra sociedade - Já que formada por seres humanos.

Cada personagem, cidadãos ilustres da pequena vila, têm suas particularidades intrínsecas dissecadas, nas artimanhas mentais, melindres psíquicos e nos atos coletivos que respondem ao agir do poder público na cidade.

Lúcido ou louco? Médico ou monstro? Só o cientista poderá responder, sobre os outros, ou melhor ainda, sobre si mesmo.



A escrita é feita através de um narrador que nos conta a história que ele leu, sobe um doutor que cuida dos alienados, loucos. A história é uma verdadeira bola de neve. De certa forma é engraçada e fiquei imaginando as situações provocadas pelo tal doutor.

Simão Barcamarte é um médico que conquistou respeito “lá fora”, e está de volta ao Brasil e dedicou-se ao estudo da ciência. Morando em Itajaí ele passa a observar seus moradores e estudar a loucura.

Assim ele abriu um manicômio, a Casa Verde. A princípio ele isolou os loucos furiosos. Depois quem ele achava que tinha um traço de loucura baseado em seus estudos. Mas chegou a um ponto em que a coisa parece que se descontrolou, a Casa Verde estava cheia e tinha gente até com medo de sair e se levado para lá. Então um barbeiro levanta uma rebelião, mas Bacamarte é respeitado na cidade.

Mas a história continua e o final é interessantíssimo.

Quem é louco?

E foi assim.

Bjoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!