Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Escravas de Coragem


 



034

Livro: Escravas de Coragem

Autor: Kathleen Grissom

336 páginas

5 estrelas






Sinopse


Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça.

Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos.

Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.



Uma história forte, dói no coração do início ao fim. Esse tema é amargo de todas as maneiras, mas admiro a forma como a autora desenvolveu a história. Ela não floreou ou romantizou a crueldade e maldade, só não foi fundo demais, e agradeço por isso, senão eu não suportaria. Mas ela mostrou que o amor faz rachaduras para confortar e dar forças.

O tema: escravidão.

A história é contada na visão duas mulheres, na verdade, uma é criança e outra adolescente, e o tempo vai avançando. São elas Belle e Lavinia.

Belle é negra e escrava, e é obrigada a cuidar de Lavinia que chega na fazenda com aproximadamente 6 anos, e é branca.

Lavinia aos poucos vai se acostumando e tomando os negros como sua família, sem fazer diferença de cores. Ela é de uma inocência e doçura difícil de acreditar, e ninguém tira isso dela.

No desenvolvimento da história, o dia a dia da lida dos escravos é contada. As injustiças, dores e horrores, mas também a força da amizade e amor.

Há uma série de emoções e sentimentos na leitura desse livro. E quando a gente termina, o peso no coração continua e o pensamento vem, como isso pode acontecer?

E foi isso.

Bjoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!