068
Livro: Terra e Candura
- Poesia Islandesa Reunida
Autor: Vários autores
60 páginas
5 estrelas
Sinopse
Terra e candura é a primeira coletânea de poesia islandesa publicada no Brasil, reunindo 25 poemas de 18 poetas da Islândia, todos com obra em domínio público, abrangendo um período dos anos 1600 até os tempos modernos. É uma edição bilíngue, contendo os poemas originais e a tradução para o português.
O livro apresenta poemas islandeses sobre o amor do povo pelo país, a relação da Islândia com a religião, com a natureza e com as estações do ano, entre muitos outros temas.
A criação de versos é uma tradição cultural islandesa. Ao contrário do que aconteceu (e ainda acontece) em muitas nações, na Islândia essa criação artística parece ignorar questões socioeconômicas: boa parte das poesias aqui reunidas foram escritas por fazendeiros, camponesas, viajantes, enfim, artistas que lidaram com a miséria e as dificuldades climáticas dessa ilha singular, mas encontraram na poesia algum tipo de alento.
Poesias doces, tocantes e fortes, cada uma a sua maneira. Um deleite à alma. Versos curtos, mas longos em seus significados. Há uma simplicidade que facilita penetrar profundamente ao coração.
Amei cada poesia.
E foi isso.
Bjoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sim, comente!