Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A Última Livraria de Londres


 




109

Livro: A Última Livraria de Londres

Autor: Madeline Martin

272 páginas

5 estrelas




Sinopse


Inspirada na história real das poucas livrarias que sobreviveram aos bombardeios na Segunda Guerra Mundial, A última livraria de Londres é uma narrativa atemporal sobre perda, amor, heroísmo e o poder permanente da literatura.

Em agosto de 1939, a jovem Grace Bennett abandona sua vida no interior da Inglaterra e chega a Londres com o sonho de esquecer seu passado conturbado e ter um novo começo.

Só que o clima sombrio que encontra não tem nada do charme cosmopolita que tanto havia idealizado. Nos meses que se seguem, as forças de Hitler começam a varrer a Europa e o ataque alemão à cidade se torna cada vez mais iminente.

Nesse cenário, a população londrina fica assolada pelo medo. As crianças são evacuadas e tem início o racionamento de comida. O único emprego que Grace consegue é na Primrose Hill, uma livraria excêntrica situada no coração da cidade.

A princípio, sobrecarregada com a organização da loja, ela não tem tempo para ler os livros que vende. Afinal, nunca foi uma grande leitora. Mas quando ganha um exemplar de presente de uma pessoa especial, o que começa como uma obrigação se torna uma paixão que a atrai para o incrível mundo da literatura.

Em meio aos blecautes e bombardeios da Blitz, Grace continua administrando a loja, e vê que o poder das palavras e de contar histórias une sua comunidade de maneiras que ela nunca imaginou – uma força que triunfa até mesmo nas noites mais tenebrosas da guerra.



Não gosto muito de livro com tema da Segunda Guerra, mas esse me chamou. E confesso que até os 40% iniciais nada de relevante acontece, mas depois disso… Amei ler, amei.❤️

Gostei da escrita da autora, a leitura flui muito bem. Os personagens são “montados” aos poucos. A protagonista é um caso especial, o modo como ela cresce na história e toma nosso coração.

Tudo se passa no caos da Segunda Guerra na Inglaterra. A autora transmite a dor, sofrimento e luta dos ingleses. Meu coração foi estraçalhado, mas senti conforto também, pela forma como os livros foram importantes, como a protagonista transformou as histórias em escape, salvamento, consolo, esperança, carinho, união e muito mais. Ela tirou forças para si e transmitiu a outros, tudo isso sem se dar conta.

Uma história linda. Triste, mas linda. Prepare o coração e leia, eu recomendo.

E foi assim.

Bjoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!