Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2024

Um Amor Perdido


 


049

Livro: Um Amor Perdido

Autor: Alyson Richman

336 páginas

5 estrelas





Sinopse


Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial.

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre.

Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração.

Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.



Esse livro… o leitor tem que ter coração forte, coisa que não tenho, mas fui ousada, por isso meu coração ficou em pedacinhos. Fujo de histórias que se passam na guerra, mas vira e mexe eu me envolvo com alguma. Eu amei e recomendo: esmigalhe seu coração também.

Lenka e Josef se conhecem pouco antes da Segunda Guerra, e se apaixonam. Quando a guerra passa a ser mais que ameaça, a família de Josef consegue passagens para fugirem para os Estados Unidos, mas para levar Lenka eles precisam se casar. Eles se casam, mas ela não seguiu Josef, pois não queria deixar a família.

E assim eles são separados, e, como não bastasse, as notícias falsas levam a pensar que eles morreram.

A narração é feita na primeira pessoa por Lenka e Josef, sendo que ela narra o passado e os horrores da guerra e, ele o presente e o fato de nunca ter esquecido seu primeiro amor.

E a história é narrada até que haja um ponto em comum no presente. No dia do casamento dos netos deles.

E foi isso.

Bjoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!