25
Livro: O que Resta de Nós
Autor: Virginie Grimaldi
272 páginas
5 estrelas
Sinopse
Jeanne perdeu o grande amor de sua vida. Aos 74 anos, precisa encarar uma viuvez dolorida. De repente, viu-se sozinha no apartamento com quem compartilhou décadas de um casamento feliz, só ela e Pierre.
Em suas visitas diárias ao túmulo do marido, ela compartilha sua solidão e seus medos, inclusive o de não conseguir pagar todas as contas sem o salário dele.
Para resolver o problema, ela toma uma decisão impulsiva: alugar um dos quartos do apartamento. Mal sai pelo bairro distribuindo folhetos de divulgação e já consegue dois candidatos: Théo, aprendiz de confeiteiro da padaria ali perto, e Iris, uma jovem cuidadora de idosos e doentes.
Théo está ansioso por ter um lugar decente para morar. O carro dentro do qual vivia foi rebocado com todos os seus pertences, e o custo de recuperá-lo é mais alto do que ele pode bancar. Alugar um quarto próximo ao trabalho é a opção perfeita.
Iris também está desesperada. Sem aviso prévio, o locatário do apartamento em que morava pediu o imóvel de volta, e ela tem poucos dias para achar um novo teto. Pior: precisa ser o mais discreta possível, para que uma pessoa do seu passado não a encontre.
Jeanne segue sua intuição, desocupa o terceiro quarto do apartamento e recebe Théo e Iris para morarem com ela.
A princípio indiferentes uns aos outros, a convivência vai despertando sentimentos inesperados, e assim a solidão dos três pouco a pouco transforma completamente a vida de cada um.
Fazia um bom tempo que eu não pegava um livro assim, que balançasse meus sentimentos com reflexões, suspiros, sorrisos e lágrimas. Amei do início ao fim, e apesar de ser um livro pequeno, ele é enorme.
Curioso é a narrativa do livro feita por três personagens, mas duas são feitas na primeira pessoa e a terceira, na terceira pessoa.
A história relata sobre três pessoas, um rapaz de 18 anos, uma mulher de 33 anos e uma senhora de 74 anos. Queria passar horas com o personagem de 18 anos e conversarmos muitas besteiras e coisas aleatórias. Gente, eu tenho 18 anos e não os mais de 60 que a certidão de nascimento diz.
Cada personagem traz sua luta, força e coragem. É um livro que fala de superação, força, amor, dor, mas sobre tudo, amizade. Um laço que une, fortalece, remenda pedaços e cria vínculo, o amor.
Não comentarei o livro em si, pois ele é muito rico, e não conseguirei as palavras certas.
Se eu fosse de favoritar livro, esse seria o meu top 1. Eu simplesmente amei, e sentirei muita falta de Jeanne, Iris e Theo.
E foi isso.
Bjoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sim, comente!