Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2022

Clarissa


 



045

Livro: Clarissa

Autor: Érico Veríssimo

216 páginas

5 estrelas





Sinopse:

Uma casa de pensão em Porto Alegre é o microcosmo do Brasil e do mundo, na década de 1930. Primeiro romance de Erico Verissimo, Clarissa narra a autodescoberta de uma adolescente de 13 anos cujo olhar é uma das principais vias de acesso a uma realidade fascinante, mas também por vezes estranha e cruel.

Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Com os olhos voltados para o futuro, Clarissa é o contraponto de Amaro, outro morador da pensão, músico malsucedido preso a sonhos passados que o presente recusa-se a concretizar.

Através do olhar de uma adolescente alegre e otimista, Érico Veríssimo revela não só a realidade de uma pensão pequeno-burguesa, mas também a situação do Brasil e do mundo na década de 30, com todo seu deslumbramento e iniquidade.




Ahhh que coisa gostosa de ler! Sempre digo que não releio nada, mas… li esse livro quando adolescentezinha e essa releitura foi como a primeira vez. A única coisa que guardava era que amei Clarissa. E de novo e digo: amei Clarissa.

Olhos e ouvidos atentos, Clarissa vê e ouve tudo o que se passa a seu redor. Nada lhe escapa à percepção.” Assim é Clarissa, com muitos pensamentos e sentimentos. Acho que foi por isso que na época eu gostei desse livro, porque me identifiquei com ela. Muitos pensamentos, sentimentos e mundo lá fora cheio de coisas para conhecer e no momento inalcançáveis.

Quarenta cinco anos depois da primeira leitura, continuo assim com muitos pensamentos e sentimentos, mas já muita coisa lá fora não me interessa descobrir.

E foi isso.

Bjoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!