Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2021

Trilogia Grisha

  

 



Trilogia Grisha


Leigh Bardugo



 







049

Livro: Sombra e Ossos - Trilogia Grisha # 1

Autor: Leigh Bardugo

288 páginas

4 estrelas





Sinopse:



Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.




É um livro até que pequeno para quantidade de coisas que ele contém, mas gostei. Achei bem interessante todo o mundo criado, o tipo de humanos e não humanos. Achei bom que a história não rolou o tempo todo em torno do romance. Eu amo um romance, mas aqui tinha muita coisa importante acontecendo.

Alina e Maly são órfãos e praticamente cresceram juntos. Ela sempre foi apaixonada por ele, mas eles foram separados assim que o dom especial dela foi descoberto. E ela teria a oportunidade, com o seu dom, de acabar com a Dobra das Sombras, cheias dos nojentos predadores volcras.

Darkling a leva para ser treinada, mas nada é o que parece ser. E novamente a vida Alina e Maly corre perigo e tudo muda mais uma vez.

Gostei de muitas coisas, mas confesso que achei Alina fraquinha. Não é determinada, forte. Mesmo assim gostei de ler, é uma boa história. Continuarei a leitura, quem sabe até lá a protagonista cresce, senão vou torne para lindo do vilão hehehehehe…

E foi assim.

Bjoo.









050

Livro: Sol e Tormenta - Trilogia Grisha # 2

Autor: Leigh Bardugo

365 páginas

4 estrelas





Sinopse:



Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza.

Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.



Uma história com reviravoltas e ação. A medida que nossa mocinha cresce em poder, cresce em burrice. Um livro com tensão e eterna expectativa.

Alina, Conjuradora do Sol, é sem personalidade, acho foi muita luz em cérebro. Acredito que esse personagem foi criado só para irritar. Não faz jus a seu poder e papel que ocupa na comunidade dos grishas. É presa fácil nas mãos do vilão e tem mãos frouxas para manter seu par romântico. Não sabe usar seu poder e nem sua reputação. Há sempre uma expectativa de qual será sua próxima vacilada, e ela não decepciona hehehehe

Gostei da aparição do novo personagem e seu quase envolvimento com a mocinha. Só não torço por eles porque Maly tem meu coração e eu quero que se acerte com a “burralda” (coitado).

O que salva no livro é a história, o todo. Vale a leitura.

E foi isso.

Bjoo.











051

Livro: Ruína e Ascensão - Trilogia Grisha #3

Autor: Leigh Bardugo

344 páginas

3 estrelas





Sinopse:



A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico.

Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entanto, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá de forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova. Porém, quando começa a desvendar os segredos do Darkling, ela descobrirá um passado que vai alterar para sempre a sua compreensão do vínculo que eles compartilham. O pássaro de fogo é a única coisa que separa Ravka da destruição, mas ele pode custar à Alina o próprio futuro pelo qual ela sempre lutou.


A história é boa, o desenvolvimento até foi interessante, mas algumas soluções foram ruins demais, acho que acabou a inspiração da autora e ela resolveu chutar o pau da barraca. No entanto, gostei de ler.

Esse foi o livro que teve mais ação e tensão. Até pensei que a mocinha tomaria jeito, mas Alina começou fraca e terminou sem nada. Achei até que justo.

Muitas coisas ruins aconteceram nesse livro, mas como eles estavam em guerra e o inimigo era perigoso, fez sentido. Muito embora o coração não entenda muito de dores e perdas, só as sente. E o leitor fica indignado, claro.

Como disse na introdução, algumas soluções criadas foram ruins e sem sentido. Até desnecessárias, mas acredito que a intenção da autora foi criar o caos, mas com o leitor. Comecei o livro não gostando da protagonista e terminei do mesmo jeito. Acho que nem a autora gosta dela.

Mas pensando bem, nem tudo tem que ser como o leitor deseja, ficaria tudo muito blé!

E foi isso aí!

Bjoo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!