Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A Escrava Isaura


 


008

Livro: A Escrava Isaura

Autor: Bernardo Guimarães

176 páginas

5 estrelas

#mlv2024




Sinopse

Isaura é uma escrava branca dotada dos melhores sentimentos, pura de coração e com uma educação ímpar, como não tiveram muitas ricas e ilustres damas.

Ela tem a promessa de sua senhora, que a criou e a protegeu, de que será alforriada após a morte da matriarca. Entretanto, Leôncio, filho e herdeiro da família, um homem violento e sem caráter, que nutre uma paixão doentia por Isaura, não tem a menor intenção de libertá-la…


A escrita é deveras diferente, posto que não é desse tempo hehehe… uma história escrita em 1875, a leitura não é tão fluida, pois requer refletir em dados momentos para saber o que exatamente o autor quer dizer. Lendo no kindle temos a mão o dicionário mais facilmente, mas isso não desfavorece a escrita, aliás, amei ler.

Isaura, apesar de branca, é escrava. E assim ela não se encaixa em nenhum dos dois mundos, nem dos brancos e nem dos negros. Para piorar, ela é bela, e foi criada como se fosse filha da dona da casa, uma princesa. Logo, inveja, raiva e cobiça rodam a vida de Isaura. Sem contar os homem de toda a cor que a desejam. Caraca, que desgraça!

Entre os que a desejam está Leôncio, seu senhor, que não suporta sua rejeição. A história tem bons momentos de tensão, pois Isaura foge, conhece o seu “amor”, mas é capturada. Mas não desanime que tem uma virada no final maravilhosa.

Ahh, não se apeguem a novela!

E foi isso.

Bjoo.


...a vaidade é, com bem raras exceções, companheira inseparável da beleza; e onde se acha a vaidade, a inveja, que sempre a acompanha mais ou menos de perto, não se faz esperar por muito tempo.”

- Guimarães, Bernardo. A escrava Isaura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!