Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2024

Amêndoas


 


016

Livro: Amêndoas

Autor: Won-pyung Sohn

288 páginas

3 estrelas




Sinopse

Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos — as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso —, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.

Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.

Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.



Ouvi vários elogios sobre esse livro, esperava algo bem diferente. Não consegui gostar como eu queria. Acho que coloquei muita expectativa. A droga da expectativa.

Alexitimia é uma condição mental onde há uma dificuldade de reconhecer e expressar emoções, essa é a condição de Yunjae. Sua mãe e avó sempre tentaram ajudá-lo a viver no mundo sob essa condição. Protegendo-o, mas também ensinando-o.

Quando ele tinha quinze anos ele se viu sozinho tendo encarar muitas situações, entre elas, pessoas que não entendiam sua condição, e por isso mesmo ele foi “castigado”. No entanto, ele teve amigos, e um em especial, que a princípio foi o seu maior algoz.

Assim como Yunjae, não tive empatia e nem sentimentos pelo personagem hehehehe… e olhe que nem tenho Alexitimia.

E foi isso.

Bjoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!