Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

As Crônicas das Irmãs Bruxas

  

As Crônicas das Irmãs Bruxas

Jessica Spotswood








144/250
Livro: Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas #1
Autor: Jessica Spotswood
272 páginas
3 estrelas

Sinopse:

No leito de morte de sua mãe, Cate Cahill fez uma importante promessa: proteger a todo custo suas irmãs mais novas, Maura e Tess. Essa tarefa é mais difícil do que parece, afinal, as irmãs guardam um importante segredo: elas são bruxas.
Em uma sociedade governada pela Fraternidade, instituição que pune qualquer suspeita de bruxaria com a prisão, a internação num hospício ou a morte, ser bruxa significa estar constantemente em perigo.
Aos 17 anos, faltando apenas algumas semanas para que Cate decida entre se casar ou abraçar a Irmandade - braço feminino da Fraternidade -, talvez ela não consiga manter sua promessa, principalmente depois de encontrar o diário da mãe, que revela um segredo capaz de levar a família à destruição.
Desesperada para descobrir alternativas, Cate começa a vasculhar livros proibidos e a encontrar ajuda em novos amigos rebeldes, tudo isso enquanto precisa lidar com eventos sociais, propostas de casamento e um romance proibido com o inadequado jardineiro da família.
Se o que sua mãe escreveu for verdade, as garotas Cahill não estão a salvo - nem da Fraternidade, nem da Irmandade, nem delas mesmas.




Estou tentando pôr em ordem o que eu achei desse livro. Bem, a escrita é boa, a leitura flui. É uma fantasia leve, nada profundo demais. Serve para distrair.
Quando disse que precisava pôr em ordem eu estava me referindo ao desenvolvimento da história. A autora é muito frouxa quanto ao tempo e costumes. Ela solta aos poucos e fica ruim para o leitor se localizar na história. O tempo dá a impressão de ser 1800 e poucos, pelos costumes, mas como tem bruxas, não posso afirmar. Têm os Irmãos da Fraternidade que são severos e que baseados na religião dão fim as bruxas e mantém todas as meninas sob rédeas curtas, inclusive quando chegam perto dos 17 anos elas são obrigadas a escolher entre casar ou entrar para Irmandade (como se fosse um convento). E as irmãs lutam contra os Irmãos, mas tudo isso é por debaixo dos panos.
Os Irmãos são severos por causa de uma profecia sobre 3 irmãs, que eles querem impedir de acontecer. E as Irmãs têm quase certeza que são sobre as irmãs Cahill. Mas as Irmãs querem usá-las como arma contra os Irmãos. Isso é o Cate Cahill tenta impedir, mas é uma coisa bem difícil. Ela caiu em uma cilada das irmãs.
No meio dessa luta de esconder que ela e suas irmãs são bruxas, Cate se apaixona por Finn, que dá uma reviravolta em sua vida por causa dela e na hora H ela lhe dá as costas. Quase que mato ela!!! E para falar a verdade, não gostei da protagonista. Cate é chata de marré deci. Mas no fundo ela não tem muita culpa. Sua mãe que foi uma idiota covarde.
E a história não tem nenhum desfecho nesse livro, então, vamos ao próximo.
E foi isso.
Bjoo.


145/250
Livro: Amaldiçoadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas #2
Autor: Jessica Spotswood
288 páginas
3 estrelas

Sinopse:

Após escolher servir à Irmandade e abandonar sua posição social, sua família e Finn, seu grande amor, Cate Cahill vai enfrentar dilemas muito maiores.
Os Irmãos da Fraternidade estão cada vez mais ávidos por controle. Eles não apenas continuam fazendo de tudo para exterminar as bruxas, como agora também desejam acabar com a autonomia de todas as mulheres, por meio de um decreto que as proíbe de trabalhar e estudar.
Quando Sachi, amiga de Cate, é mandada para o Hospício de Harwood por executar magia em público, o cerco se fecha em torno da Irmandade e Cate começa a sentir a pressão para manifestar os poderes anunciados na profecia, aquela que aponta uma das irmãs Cahill como a bruxa mais poderosa em muitos séculos.
Mais do que nunca, Cate precisa proteger suas irmãs, Maura e Tess, que acabam indo morar com ela em Nova Londres. No entanto, a reaproximação se torna um revés quando Maura demonstra grande interesse em deter o maior poder de todos. As consequências podem ser terríveis e incluir uma guerra cruel capaz de separar de vez as irmãs Cahill.



Acho que não gosto da escrita Jessica Spotswood, a forma como ela desenvolve a história. Não envolve, não comove, não prende a atenção. Muito embora o argumento seja interessante. Acho uma narrativa chata, talvez seja por eu ter me antipatizado com a protagonista.
Continuo a não gostar da protagonista, acho ela chata e nada esperta, sem contar que é covarde. Até a irmã dela que é uma idiota ciumenta é um personagem melhor. Ahhh e o namorado as escondidas também é joinha.
Esse livro ficou num lengalenga dentro do convento. Ciúme entre irmãs e irmãs querendo tomar o poder. Irmãs mesquinhas, arrogantes outras mais boazinhas. Quase todas bruxas, mas que vivem com medo e submissas aos Irmãos da Fraternidade, que as tratam com punho de ferro e leis em cima de leis que as impedem de fazer qualquer coisa. Na verdade, para todas as mulheres, principalmente as meninas até 17 anos.
As irmãs são umas paspalhas. Bem, até que resolvem não ser mais. Mas até nisso há confusão porque as irmãs não são unidas, o que importa é o poder. E sempre tem uma vaca que quer mandar e estragar tudo, e, também tem aquelas fracas que tentam reagir, no caso da protagonista hehehehehe… é, não gosto dela. Eu tenho raiva é que elas são bruxas, cada um tem um poder, até de mexer na mente. Os irmãos são só homens comuns. Eu já tinha acado com raça deles faz tempo. Opa! Todos não, tem uns que se salvam.
No final há finalmente uma reação da Irmandade, elas soltam bruxas e não bruxas de um hospício, onde elas eram maltratadas e mortas. Agora, o final, o final foi a melhor parte e a pior. Foi de lascar. Eu não esperava uma coisa daquelas. Fiquei irada. Irada! A autora gosta de terminar os livros nos provocando raiva, espero que o último ela não faça isso.
E foi isso aí!
Bjoo.


146/250
Livro: Predestinadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas #3
Autor: Jessica Spotswood
288 páginas
3 estrelas (estou sendo boa)

Sinopse:

Cate Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras.
Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas.
Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder.
Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada.



É, não gostei da escrita dessa autora, achei que ela encheu linguiça, ficou de blá blá blá e não se foi direta, concisa. Talvez não seja concisa a palavra que mais se adéque. Ela não consolidou a história.
Passei uma raiva com o final do livro anterior e ela só piorou nesse livro. Porque o que foi feito antes não pode ser desfeito e a autora não convenceu com o arranjo que fez. Revoltante!
A história é cheia de bruxas, essa é a impressão, mas no desenrolar descobrimos que não é bem assim, de certa forma o leitor é iludido, porque para todo lado é bruxa. O mundo que elas vivem é uma bagunça, as coisas acontecem e ninguém sabe de nada. Parece o Brasil com sua política, uma zona, todo mundo se ferrando e o povo alheio a tudo que ocorre no poder. Somos manipulados pelo governo e eles lá pela Fraternidade.
No meio das bruxas aparece bruxa pior que a irmã da protagonista que divide e bagunça tudo. Toca o horror, mas faz tudo de uma forma totalmente nada a ver. Sem pé nem cabeça. Não convence a bruxa má. Tem que pegar umas dicas com a Malévola.
As bruxas são inseguras. Sem contar que o poder delas é ridículo, faz uma coisinha e cai na exaustão e leva certo tempo para readquiri-las. Acho isso bobo demais. Gosto de bruxa “fodona”. Já vai mentir, minta com categoria hehehehe...
Acontece muita coisa, mas a gente não tem um retorno da população. Ser narrado na primeira pessoa pela protagonista foi um erro.
Ok, o bem venceu, mas não convenceu, nem o casal que deveria ser fofo, porque ele era fofo, ela nem tanto. Eu não ligo para epílogo, mas nesse livro deveria ser obrigatório.
Foi isso aí.
Bjoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!