080
Livro: Agnes Grey
Autor: Anne Brontë
181 páginas
3 estrelas
#mli2024
Sinopse
Agnes Grey de Anne Bronte, é um romance auto-briográfico que apresenta eventos paralelos à própria experiência de vida da autora.
De acordo com Charlotte Bronte (irmã de Anne), a história da protagonista é dada, em grande parte, a partir das vivências da irmã, que também fora governanta.
Assim Agnes Grey depara-se com as dificuldades da profissão em um romance que denota a opressão relacionada ao tratamento das famílias para com as governantas, empatia e, como uma das maiores características do romance, a solidão, tomada por Agnes como uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal. Acompanha-se, aqui, o diário da protagonista que evidencia seu desenvolvimento e autoconhecimento em meio aos detalhes ávidos da vida de uma governanta no século XIX, ainda na Era Vitoriana.
Gostei da escrita, achei até que fluiu bem. No entanto, pensei que seria algo totalmente diferente e medida que a leitura avançava me decepcionava, muito embora não tive vontade de desistir, mantive a esperança de alguma mudança.
Agnes é uma moça de personalidade fraca e sem presença. Tinha o sonho de ser preceptora, e assim foi. No entanto, não achei que estava a altura de exercer tal função. Fiquei na esperança de que ela influenciasse seus pupilos, mas ao contrário, serviu de escárnio.
No final eu quase entrei me desespero, pois ela permaneceu apática diante do seu amor, e pensei que ela o perderia, eu torci tanto por ela, que quase acredito que ela se deu bem por minha causa hehehehehehe
Apesar da protagonista e de personagens segundários horrorosos e eu gostei de ler, e praticamente não parei. Mas dou graças por ser um livro curto.
E foi isso.
Bjoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sim, comente!