076
Livro: Correio da Roça
Autor: Julia Lopes de Almeida
190 páginas
4 estrelas
#mli2024
Sinopse
Correio da Roça é um romance epistolar escrito por Julia Lopes de Almeida. Publicado inicialmente como folhetim, o romance virou livro em 1913 e foi muito bem recebido pelos leitores.
Na história quase singela, mas repleta de significados, Maria, viúva e mãe de quatro filhas mulheres, vê-se diante de uma situação financeira desfavorável após vender a maioria de seus bens para saldar as dividas deixadas pelo falecido marido. Restando-lhes como moradia somente uma fazenda e um pequeno sítio as cinco mulheres, educadas para a vida nas grandes cidades, não veem outra solução se não a mudança para o recanto bucólico que parece a elas, a primeira vista, ser o fim do mundo, até que começam a se corresponder com uma amiga da cidade que, em suas cartas, incentiva-as usar a educação que tiveram na cidade em benefício da vida no campo e passa a enviar sugestões para que busquem, em sua nova vida, estímulos para reerguerem a sua fortuna.
De forma primorosa e delicada a autora mostra ao leitor, a importância da valorização dos trabalhadores do campo, e a importância da educação, saúde e infraestrutura para o desenvolvimento.
Gosto muito desse tipo de narrativa, através de cartas. E é assim acompanhamos a vida de uma viúva e suas quatro filhas. Um dia morando no Rio com todo conforto e regalias, em outro, com a perda do marido, morando na fazenda abandonada, no interior do Rio. Uma leitura cativante que nos faz beber a história.
Maria, depois da perda de seu marido e ter que se desfazer dos imóveis para pagar dívidas, foi obrigada a se mudar para o interior, ir uma fazenda abandonada, o que sobrou para elas.
Desolada, abatida e desanimada, ela troca cartas com uma amiga do Rio, em busca de consolo e notícias da cidade. Mas o que Maria recebe, não é bem o que ela esperava, pois a amiga dá um meio que puxão de orelha e tenta abrir-lhe os olhos para as oportunidades ao seu redor. Lógico que a resposta não foi bem recebida, mas a amiga não desistiu de ajudá-la, e assim, foi alcançando as filhas e a amiga com suas dicas e ideias.
E tudo o que se segue é delicioso de acompanhar. O crescimento e mudança que houve, tocou as pessoas e o lugar. Mudanças por dentro, por fora e ao redor. E duas coisas provocaram isso: amizade e trabalho.
Um livro pequeno demais.
E foi isso.
Bjoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sim, comente!