Páginas

domingo, 10 de junho de 2018

Swear On This Life





102/250
Livro: Swear On This Life  
Autor: Renée Carlino
320 páginas
4 estrelas

Sinopse:

Imagine abrir um livro e descobrir que outra pessoa escreveu sua história de vida.
Quando o romance de estreia excitante do misterioso autor J. Colby torna-se o acontecimento literário do ano, Emiline o lê com relutância. Como uma instrutora de escrita de nível introdutório na UCSD com sua própria carreira de escritora parada e um relacionamento instável de longo prazo, a última coisa Emiline quer fazer é celebrar as realizações de um escritor jovem e talentoso.
No entanto, desde a primeira página, Emiline está encantada com a história de Emerson e Jackson, dois amigos que eram vizinhos e que crescem na zona rural de Ohio, lutando com pais abusivos e sonhando com uma vida melhor para além da longa estrada de terra que atravessa sua cidade empobrecida.
Isso porque o romance é parecido com sua própria infância escura e desesperada. Ela logo percebe que “J. Colby” é Jase, seu melhor amigo e primeiro amor, que ela não vê há mais de uma década, mas isso não explica por que ele escreveu sua história dolorosa através de seus olhos, ao invés de por sua própria perspectiva e porque ele escolheu tomar liberdades criativas com o final da sua história.
A única maneira dela descobrir os motivos é encontrar “J. Colby”, mas ela é forte o suficiente para lidar com a verdade por trás de sua ficção?






Gosto da escrita dessa autora e nesse livro não foi diferente, uma escrita limpa, direta, sendo assim, temos uma leitura rápida fluida e envolvente.
Um livro dentro de um livro e confesso que gostei mais do livro dentro do livro, pelo menos a primeira parte.
Jason, J. Colby, escreveu um livro contando sua história com seu meu primeiro amor, a Em. Na verdade, ele escreveu o livro para ela. Só que é uma mistura de realidade com ficção e no desenvolvimento da história vamos descobrindo o que é verdade ou ficção, isso acontece conforme Em vai lendo o livro.
Sem dúvida alguma é uma história de amor. Um casal que se conheceu quando crianças, eram vizinhos e tinham famílias totalmente disfuncionais. Eles praticamente dividiam sofrimento e foram obrigados a amadurecer. Na vida deles a princípio nada melhora, ao contrário, só piora, a ponto deles serem obrigados a se separar.
O que não gosto é que eles ficaram 12 anos sem se falar e nada justifica isso. Em, vai morar com suas tias e deixa para trás tudo e dá a entender que Jason não se importou, o que não é verdade. Tanto que ele escreveu o livro para ela.
A Em do livro que ela lê, eu achei bem melhor que a real. Mas confesso que fiquei por alguns momentos dividida. Em, está a sete anos com um namorado, não moram juntos e acho uma relação um pouco confusa, mas acho que eles se amam, sei lá! Só que Jason está de volta. E o namorado de Em faz uma pergunta que me deixou a pensar: - você vai abrir mão de um relacionamento de sete anos por um amor de adolescência?
O Jason do livro tem meu amor, mas o atual, da realidade, nem tanto. Acho que a autora não trabalhou o suficiente no casal na atualidade para que houvesse uma maior afinidade, uma retomada do que tiveram na adolescência. Faltou isso. Eu não consegui torcer pelo dois, fiquei só como expectadora esperando para ver o que aconteceria.
É um livro bonitinho, envolvente, gostei da história e dos personagens, mas queria mais. Queria que fosse mais forte por causa do que eles passaram e não precisava levar tanto tempo. O amor que eles tiveram na adolescência foi forte suficiente para superar as situações, nisso achei que a autora foi falha. Mesmo assim vale a leitura e recomendo.
E foi assom.
Bjoo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sim, comente!