150
Livro: Preço de Noiva
Autor: Buchi Emecheta
232 páginas
5 estrelas
Sinopse
Aku-nna é uma jovem igbo que vê a vida ruir após a morte do pai. Junto com a mãe e o irmão, ela precisa deixar a capital, Lagos, e retornar ao povoado rural de Ibuza, onde vai enfrentar as angústias da adolescência e as rígidas tradições patriarcais do seu povo.
Lá, ela se apaixona por Chike, filho de uma família próspera, mas descendente de escravos, e esse amor é considerado uma afronta à cultura dos igbos. Só que o casal está disposto a tudo para ficar junto, mesmo sabendo que esse caminho pode levar à tragédia.
Esse livro fala de uma família Igbo, um povo da Nigéria, não só isso, mas conta uma história de amor. Assim, a gente aprende um pouco dos seus usos e costumes, que são diferentes dos nossos. Muito diferente.
Quando comentamos sobre usos, costumes, tradição de um povo diferente do nosso, não é fácil, pois a gente se baseia nos nossos, pois é o que conhecemos. Baseando-se nisso esse povo Igbo é uma coisa bizarra. Onde mulher é menos que nada e a parte espiritual é assustadora. Quanto a ser próspero, não faço ideia a que eles se referem.
Não vou comentar as partes bizarras, que são muitas, mas vou falar, só um pouquinho, do amor de Aku-nna e Chike, um amor impossível e lindo. Impossível as olhos do povo Igbo. Eles não desistiram um do outro, mesmo quando tudo estava contra, incluindo o “destino”, e no final o “destino” venceu.
Eu torci tanto por Aku-nna, mas tanto. Amei sua personalidade, força, inteligência, luta. Se fosse possível eu a abraçaria.
E foi isso.
Bjoo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sim, comente!